Publicado em: 26/03/2025
A Comunicação Não-Violenta (CNV)
visa melhorar a qualidade das relações interpessoais, ajuda a criar uma conexão
positiva, promovendo compreensão, empatia e colaboração, significativa entre as
pessoas, facilitando a resolução de conflitos e a construção de relacionamentos
mais saudáveis. A CNV é baseada em 4 fatores principais:
Observação: Antes de
reagir a uma situação, tente descrevê-la de forma objetiva, sem rótulos ou
julgamentos.
Sentimentos: Perceba e
expresse os sentimentos que surgem em relação ao que está acontecendo.
Necessidades: Identifique
as necessidades por trás desses sentimentos, como por exemplo o respeito, a
compreensão, tempo ou apoio.
Pedidos: Em vez de exigir
ou culpar, faça pedidos claros e específicos para atender às necessidades
identificadas.
Lembre-se, a prática leva à
perfeição. Quanto mais você utilizar a CNV, mais natural ela se tornará,
evitando desgastes desnecessários. Se você quiser saber mais sobre como aplicar
a CNV, no seu dia a dia, posso te ajudar com algumas dicas práticas relevantes
para melhorar a sua comunicação em qualquer ambiente de comunicação.
Nathalia Ynae Marrique Giroldo | CRP 08/35120
•Psicóloga com atendimento adulto e infantil
Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense -UNIPAR;
Pós-graduada em Psicologia Hospitalar e da Saúde;
Pós-graduada em Psicologia Existencial;
?Especialização em Teoria Cognitivo Comportamental - TCC;
Especialização em Psicoterapia Infantil;
Especialização em bases da Neuropsicologia.