Publicado em: 26/03/2025

A Comunicação Não-Violenta (CNV) visa melhorar a qualidade das relações interpessoais, ajuda a criar uma conexão positiva, promovendo compreensão, empatia e colaboração, significativa entre as pessoas, facilitando a resolução de conflitos e a construção de relacionamentos mais saudáveis. A CNV é baseada em 4 fatores principais:

Observação: Antes de reagir a uma situação, tente descrevê-la de forma objetiva, sem rótulos ou julgamentos.

Sentimentos: Perceba e expresse os sentimentos que surgem em relação ao que está acontecendo.

Necessidades: Identifique as necessidades por trás desses sentimentos, como por exemplo o respeito, a compreensão, tempo ou apoio.

Pedidos: Em vez de exigir ou culpar, faça pedidos claros e específicos para atender às necessidades identificadas.

 

Lembre-se, a prática leva à perfeição. Quanto mais você utilizar a CNV, mais natural ela se tornará, evitando desgastes desnecessários. Se você quiser saber mais sobre como aplicar a CNV, no seu dia a dia, posso te ajudar com algumas dicas práticas relevantes para melhorar a sua comunicação em qualquer ambiente de comunicação.

 

Nathalia Ynae Marrique Giroldo | CRP 08/35120

•Psicóloga com atendimento adulto e infantil

Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense -UNIPAR;

Pós-graduada em Psicologia Hospitalar e da Saúde;

Pós-graduada em Psicologia Existencial;

?Especialização em Teoria Cognitivo Comportamental - TCC;

Especialização em Psicoterapia Infantil;

Especialização em bases da Neuropsicologia.

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