Publicado em: 18/06/2024
O desenvolvimento motor representa a ação
de todos os nossos músculos, essas ações são controladas e ativadas a partir do
sistema nervoso central de cada indivíduo. Por isso, a importância da
Psicomotricidade como recurso de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Dito isso, há casos em que a criança pode apresentar algum grau de atraso nesse
processo de desenvolvimento, ou seja, tem dificuldades para tomar decisões e
executar movimentos, podendo causar déficits na socialização, na comunicação e
em sua independência na realização das atividades de vida diária como por
exemplo caminhar, manter a postura, jogar bola, escrever, escovar os dentes,
dobrar e cortar papel, etc.
Através da psicomotricidade, ciência que
estuda o ser humano nas diversas etapas da vida, o corpo é a origem das
aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três
conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, e o afetivo-emotivo. Dessa
forma a psicomotricidade busca estimular nas crianças o domínio de habilidades
gerais que, mais tarde, podem ser aperfeiçoadas e avançadas. Essa tarefa é
executada por um psicomotricista, profissional da área, sempre prezando pelo
equilíbrio entre atividades lúdicas que estimulam o corpo, a mente, o emocional
e o social.
Por meio desta abordagem, a criança
desenvolve brincando com os movimentos, atividades e jogos de reconhecimento
corporal. Isso favorece a compreensão, a estruturação espacial e o
reconhecimento da lateralidade, agregando valores essenciais durante a aprendizagem.
A psicomotricidade promove ainda, à criança, uma importante experiência de
autoconhecimento como, por exemplo, os limites e os novos desafios, além de
possibilitar a melhor elaboração de suas emoções, angústias, medos e
dificuldades.
Estudos científicos demonstram que 80%
das pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
apresentam dificuldades de coordenação motora. Diante dos resultados
encontrados, é fundamental ressaltar a importância da psicomotricidade como uma
ferramenta terapêutica e educacional para o desenvolvimento das crianças com
autismo.
Umuarama-PR
Patricia
Lázaro Pioto Lançoni
CRBM-PR 5493
- Biomédica
Neuropsicopedagoga e Especialista em
Psicomotricidade
Pós-graduanda em Análise do Comportamento
Assistente Terapêutica modelo Denver
Graduanda em Fisioterapia
CEO da Clínica Multidisciplinar Unna Clin