Publicado em: 16/12/2024
DESENVOLVA AUTONOMIA: Ensinar uma criança a ter autonomia com
afazeres diários, é ensiná-la a ser responsável pelos próprios atos. Exemplos:
Se a criança tropeçou e caiu devido aos brinquedos que deixou
espalhados no chão, de quem é a responsabilidade? Algumas crianças vão dizer
que a culpa é dos brinquedos que estavam no caminho, ou da mãe que não guardou.
Aqui podemos ensinar que, se a criança não guardar os brinquedos que ela
brincou, ela pode cair e se machucar, sendo assim, a responsabilidade também é
dela. Perguntas que podem ser feitas para a criança entender que a
responsabilidade também é dela:
1. Quem estava brincando com os brinquedos?
2. Quem deixou os brinquedos espalhados?
3. Quem correu na sala com todos os
brinquedos pelo chão?
Se a criança correu com o copo de suco
na mão e o derrubou no chão, de quem é a responsabilidade? Se, ao
presenciar essa cena, eu adulto, vou lá e limpo o suco que a criança derrubou
(claro que depende da idade, certo?), o que eu estou ensinando para a criança?
Ensino que, se ela derruba o suco, não tem responsabilidade em limpar porque
outra pessoa vai limpar para ela, e que a culpa pelo suco ter caído é do copo
que estava cheio.
Agora, se a criança derruba o suco e o adulto pede para limpar, a criança aprende que, quando ela suja ela limpa, pois se torna responsável pela sujeira que se deu. Assim, ela também entende que a responsabilidade pelo suco ter caído é dela, pois estava correndo.
É importante ajudar a criança a entender que ser responsável pelo ato não significa ficar se culpando e remoendo o erro. O objetivo é fazer a criança refletir sobre o que fez e agir de maneira diferente da próxima vez.
Raquel Lisboa | Psicóloga Infantil -
CRP 08/28623
Atendimento de
adolescentes neurodivergentes;
Atendimento de crianças
com TEA ou outros atrasos no desenvolvimento;
Avaliação
Comportamental;
Consultoria de
Familiares e Acompanhantes Terapêuticos (ATs);
Atendimento em Análise
do Comportamento Aplicada (ABA).