Publicado em: 03/06/2024
Avaliação Clínica entre TDAH e Deficiência Intelectual. É relativamente
comum o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
(TDAH) ser confundido com Deficiência Intelectual, pois as duas condições são neurológicas e
afetam a função cerebral e o comportamento, além da existência de características e sintomas
semelhantes entre elas, como: o desinteresse em realizar atividades, falta de interação e
esquecimento. Ambos os casos, abrangem causas pré, peri e pós-natal, no
entanto, para o diagnóstico diferencial para estas condições, deve-se
considerar critérios clínicos. Dessa maneira, é muito importante levar em consideração a
presença de sinais associados,
para um melhor planejamento terapêutico.
TDAH é um transtorno
neurobiológico comum em crianças e jovens e
pode acompanhar o indivíduo a vida toda. Indivíduos com esta condição apresentam dificuldades nos domínios
das funções cognitivas, com resolução de
problemas, planejamento, orientação, flexibilidade, atenção prolongada,
inibição de resposta e memória de trabalho, atraso na motivação e
regulamentação do humor e, a longo prazo, dificuldades no desempenho acadêmico
e nas interações interpessoais. Conforme o
Manual de Classificação das Doenças Mentais (DSM.IV), o TDAH é classificado em
3 tipos:
• TDAH com predomínio de sintomas de
desatenção;
• TDAH com predomínio de sintomas de
hiperatividade/impulsividade;
• TDAH combinado.
Já a Deficiência Intelectual é uma condição que afeta a capacidade de aprendizado e
intelectual de uma pessoa, caracterizada por um nível inferior à média da
população onde vive, podendo a pessoa ter dificuldade em entender conceitos
abstratos, lembrar informações e se comunicar. Geralmente associada a limitações adaptativas: comunicação, autocuidado, vida no lar,
adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade,
determinação, funções
acadêmicas, lazer e trabalho, dependendo da idade. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR)
identifica a Deficiência Intelectual, como:
Profunda, quando o nível de QI for abaixo de 20 ou 25;
Grave, quando o nível de QI estiver entre 20 a 25 e 35 a 40;
Moderada, quando o nível de QI estiver entre 35 a 40 e 50 a 55;
Leve, quando o nível de QI estiver entre 50 a 55 até
aproximadamente 70.
Nos casos de pessoas com deficiência leve, é possível que ela
desenvolva a alfabetização de forma normal, a depender do ambiente em que vive,
de uma estimulação precoce e o devido acompanhamento profissional.
Em resumo, o TDAH afeta principalmente a
atenção e o comportamento, enquanto a Deficiência Intelectual afeta a capacidade de aprendizado e o
desenvolvimento intelectual. Entender as
diferenças e semelhanças entre as condições é importante
para que se possa realizar um diagnóstico preciso e fornecer o
tratamento adequado.
O tratamento, para ambos os casos, é fundamental para que
o indivíduo possa desfrutar de uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos,
por isso quanto antes iniciado melhor. Por isso, é de extrema importância contar com profissionais capacitados para uma Avaliação Neuropsicológica e estimulação precoce.
Campo Mourão-PR
Estrella Aviles
CRP 06/129232
Psicóloga
Especialista em
Neuropsicologia, Psicanálise, Psicossomática, Psicanalítica
e Psicologia Jurídica.