Publicado em: 03/06/2024

Avaliação Clínica entre TDAH e Deficiência Intelectual. É relativamente comum o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ser confundido com Deficiência Intelectual, pois as duas condições são neurológicas e afetam a função cerebral e o comportamento, além da existência de características e sintomas semelhantes entre elas, como: o desinteresse em realizar atividades, falta de interação e esquecimento. Ambos os casos, abrangem causas pré, peri e pós-natal, no entanto, para o diagnóstico diferencial para estas condições, deve-se considerar critérios clínicos. Dessa maneira, é muito importante levar em consideração a presença de sinais associados, para um melhor planejamento terapêutico.

TDAH é um transtorno neurobiológico comum em crianças e jovens e pode acompanhar o indivíduo a vida toda. Indivíduos com esta condição apresentam dificuldades nos domínios das funções cognitivas, com resolução de problemas, planejamento, orientação, flexibilidade, atenção prolongada, inibição de resposta e memória de trabalho, atraso na motivação e regulamentação do humor e, a longo prazo, dificuldades no desempenho acadêmico e nas interações interpessoais. Conforme o Manual de Classificação das Doenças Mentais (DSM.IV), o TDAH é classificado em 3 tipos:

• TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;

• TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;

• TDAH combinado.




Já a Deficiência Intelectual é uma condição que afeta a capacidade de aprendizado e intelectual de uma pessoa, caracterizada por um nível inferior à média da população onde vive, podendo a pessoa ter dificuldade em entender conceitos abstratos, lembrar informações e se comunicar. Geralmente associada a limitações adaptativas: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho, dependendo da idade. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) identifica a Deficiência Intelectual, como:

Profunda, quando o nível de QI for abaixo de 20 ou 25;

Grave, quando o nível de QI estiver entre 20 a 25 e 35 a 40;

Moderada, quando o nível de QI estiver entre 35 a 40 e 50 a 55;

Leve, quando o nível de QI estiver entre 50 a 55 até aproximadamente 70.

Nos casos de pessoas com deficiência leve, é possível que ela desenvolva a alfabetização de forma normal, a depender do ambiente em que vive, de uma estimulação precoce e o devido acompanhamento profissional.

Em resumo, o TDAH afeta principalmente a atenção e o comportamento, enquanto a Deficiência Intelectual afeta a capacidade de aprendizado e o desenvolvimento intelectual. Entender as diferenças e semelhanças entre as condições é importante para que se possa realizar um diagnóstico preciso e fornecer o tratamento adequado.

O tratamento, para ambos os casos, é fundamental para que o indivíduo possa desfrutar de uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos, por isso quanto antes iniciado melhor. Por isso, é de extrema importância contar com profissionais capacitados para uma Avaliação Neuropsicológica e estimulação precoce.

 

Campo Mourão-PR

 

Estrella Aviles

CRP 06/129232

Psicóloga

Especialista em Neuropsicologia, Psicanálise, Psicossomática, Psicanalítica e Psicologia Jurídica.

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